Lembra dele? Campeão da Copa do Brasil com o Paulista anuncia aposentadoria em Portugal
O goleiro, de 42 anos, é um dos três jogadores daquele elenco campeão pelo Paulista que segue em atividade. Além de Rafael, o zagueiro Réver, do Atlético Mineiro, e o atacante Márcio Mossoró, do Potiguar, ainda atuam profissionalmente.
Após o título da Copa do Brasil pelo Paulista, Rafael deu início a uma longeva carreira no futebol português. Primeiro, passou cinco temporadas no Nacional da Madeira, depois jogou por Porto, Olhanense, Arouca e está há cinco anos no Boavista.
“E como tudo na vida tem um começo e um fim, estou aqui para anunciar a minha despedida da carreira de jogador. Foram 24 anos exercendo uma profissão incrível. Quando olho para trás, vejo que o meu esforço, dedicação, profissionalismo e honestidade valeram a pena. Todos os momentos valeram a pena, cresci em todos! Talvez, até poderia continuar a jogar por mais um ou dois anos. Só que, durante a minha carreira, fui sempre – ou pelo menos tentei ser sempre – muito ponderado nas minhas decisões, e a verdade é que o meu coração, o meu corpo e a minha consciência dizem que chegou o momento de parar”, declarou o goleiro.