Governo de SP prorroga CreativeSP e prevê R$ 2 bilhões em negócios no setor cultural
O Governo de São Paulo prorrogou por mais cinco anos o CreativeSP. Fruto de parceria entre a Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas e a InvestSP, agência de promoção de investimentos vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o programa leva empresas de todo o Estado para os principais eventos de economia criativa do mundo. O investimento será de R$ 33 milhões, com a previsão de um retorno 60 vezes maior e a geração de R$ 2 bilhões em negócios no setor cultural paulista.
O CreativeSP oferece um reembolso máximo de US$ 3 mil em despesas elegíveis, para custear até 50% dos gastos das empresas selecionadas com a viagem. O programa ainda promove eventos de networking durante as missões e oferece ações de consultoria, monitoramento de resultados e acompanhamento pós-evento. Além da geração de negócios, a iniciativa busca promover São Paulo no cenário internacional, incentivar a troca de conhecimentos e atrair investimento estrangeiro para o Estado.
“O programa CreativeSP representa uma oportunidade para as empresas expandirem seus negócios, fazer novos contatos no exterior e também ser reconhecidas dentro e fora do Brasil pelo trabalho que exercem. Além disso, essa expansão gera mais empregos e impulsiona ainda mais a economia no Estado de São Paulo. As 14 missões que realizamos neste ano foram um sucesso e sabemos que as próximas também serão”, afirma a secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, Marília Marton.
Até agora, 118 empresas participaram de 14 missões para eventos como: SXSW (Estados Unidos), Festival de Cinema de Cannes (França), Feira do Livro de Frankfurt (Alemanha) e Web Summit (Portugal). A expectativa é que, no médio prazo, elas injetem R$ 636 milhões no setor cultural paulista, com a geração de 9,6 mil empregos.
“Além da geração de emprego e renda, inclusive para os jovens, o setor de economia criativa é um dos que mais promovem a inovação no país. Por isso o esforço da InvestSP para colocar à disposição dos empreendedores todo o conhecimento da agência na atração de investimentos, na promoção do Estado e na internacionalização de empresas”, diz o presidente da InvestSP, Rui Gomes.
Próximas missões
Pelo menos mais quatro missões estão programadas para 2023. Em outubro, o CreativeSP levará 10 empresas paulistas para a Feira do Livro de Frankfurt, na Alemanha, e para o Womex, evento da indústria musical realizado na Espanha. E, em novembro, o destino será a Web Summit, feira de inovação e tecnologia realizada em Portugal, além do Ventana Sur, evento do setor audiovisual que acontece na Argentina e cujas inscrições estão abertas pelo site da InvestSP (https://www.investe.sp.gov.br/exporte/creative-sp/).
Já para 2024, estão previstas, inicialmente, oito missões:
● SXSW (EUA)
● Games Developer Conference (EUA)
● Berlinale (Alemanha)
● Festival de Cannes (França)
● Gamescom (Alemanha)
● Feira do Livro de Frankfurt (Alemanha)
● Web Summit (Portugal)
● Semana de Design de Milão (Itália)
As regras e as datas de inscrição serão divulgadas em breve no site da InvestSP.
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