Hegemonia espanhola: Aitana Bonmatí é eleita a melhor jogadora do mundo

A cerimônia da Bola de Ouro premiou Aitana Bonmatí como a melhor jogadora do mundo da na última temporada. Campeã mundial com a seleção do Espanha e vencedora da Liga dos Campeões com o Barcelona, a meia recebeu o prêmio pela primeira vez na sua carreira.

“Foi um ano incrível. Receber um prêmio individual assim é ótimo, mas o futebol é um esporte coletivo. Agradeço a todas as pessoas que foram fundamentais para eu chegar aqui hoje. Nunca imaginei quando criança que esse sonho se realizaria. Me tornei sim uma grande jogadora de futebol. Quero parabenizar também a todas que foram nomeadas aqui, são todas muito fortes e merecedoras”, destacou a jogadora.

Há nove temporadas no Barcelona, Bonmatí marcou 17 gols e participou com 21 assistências na última temporada pelos Blaugranas. Além da Champions, a jogadora comandou o time catalão nas conquistas do Campeonato Espanhol e a Supercopa. Pela seleção, a craque balançou as redes três vezes na campanha do título mundial inédito da Fúria.

Bonmatí também deu continuidade na hegemonia do Barcelona e das jogadoras espanholas no prêmio. A atleta de 25 anos seguiu os passos da concorrente Alexia Putellas, vencedora da Bola de Ouro nas últimas duas temporadas.

Para conquistar o troféu, a meia superou Sam Kerr (2ª), Salma Paralluelo (3ª), Fridolina Rolfö (4ª) e Mary Earps (5ª). A jogadora brasileira melhor colocada foi a atacante Debinha, em 28°.