Vinícius Júnior é homenageado com o Prêmio Socrates pelas ações sociais do seu instituto

Vinícius Júnior foi premiado durante a cerimônia da Bola de Ouro recebendo o Troféu Sócrates. O atacante brasileiro conquistou a homenagem pelo trabalho do Instituto Vini Jr, projeto social criado e presidido pelo jogador. Criado no ano passado pela revista France Football, o prêmio coroa atletas engajados com causas sociais.

“A verdade é que estou muito feliz de ganhar esse prêmio, ajudar tantas pessoas no meu país, o Brasil, do meu bairro, da favela. É um sonho muito especial para mim estar aqui com todos vocês”, comentou o Vini.

O instituto que leva seu nome tem como proposta desenvolver ações sociais utilizando o futebol como mecanismo de inclusão. Além de contar com inovação no processo de ensino de crianças e jovens, em colaboração com a rede escolar, também capacita professores com práticas pedagógicas antirrascistas.

“É chato sempre ter que falar sobre racismo, mas estou preparado para isso. Sempre poder falar quando for necessário. Vou lutar pelas crianças, e que todos os jogadores possam nos ajudar. É muito triste ter que sempre falar sobre racismo, eu gosto de falar sobre futebol. É muito triste. Eu peço força para vocês para seguirmos na luta. E que as crianças do futuro venham a sofrer menos”, destacou o atacante em sua fala.

Além do brasileiro, estiveram concorrendo ao prêmio a Fundação Alex Morgan, a Academia Asisat Oshoala, a Fundação Antonio Rudiger e a Força-Tarefa Child Food Poverty, promovida pelo atacante inglês Marcus Rashford.