Fevereiro Roxo e Laranja: campanhas de conscientização acontecem nas estações da CPTM

Onze estações da CPTM vão receber ações de saúde e bem-estar nesta quinta (8) e sexta-feira (9) dentro do mês de conscientização das campanhas Fevereiro Roxo, que trata sobre Alzheimer, fibromialgia e lúpus, e Fevereiro Laranja, que aborda a prevenção da leucemia.

Na quinta-feira (8), quem passar pelas estações Dom Bosco, Itaquera, Guaianases, Mauá, Luz, Mogi das Cruzes e Guarulhos-Cecap vai poder realizar alguns testes de saúde gratuitamente. Em parceria com a Proz Educação, alunos da entidade vão realizar aferição de pressão arterial (sem limite de atendimentos) e glicemia capilar em pessoas com histórico de diabetes na família ou pessoas diabéticas (limitados a 100 por estação).

A iniciativa acontece em três horários: das 9h às 12h, das 13h às 16h e das 19h às 22h – haverá também orientações sobre Alzheimer, fibromialgia e lúpus.

Ainda na quinta-feira, das 9 às 16h, as estações Itaim Paulista, Engenheiro Goulart e Guaianases também oferecem seus espaços para a ação em parceria com a Escola Técnica Sequencial que vai abordar orientações dentro das campanhas de prevenção à leucemia e combate ao Alzheimer, fibromialgia e lúpus.

A equipe de profissionais vai prestar atendimento para aferição de pressão arterial e frequência cardíaca e respiratória.

Na sexta-feira (9), das 9h às 16h, as estações Guaianases, Jardim Romano, Engenheiro Goulart e Palmeiras-Barra Funda também vão ocupar seus espaços com oferta de serviços de saúde de aferição de pressão arterial, frequência cardíaca e respiratória. A atividade, em parceria com a Escola Técnica Sequencial, também vai transmitir informações em alusão às campanhas Fevereiro Roxo e Fevereiro Laranja.

Fevereiro Laranja

A campanha Fevereiro Laranja lembra sobre a importância da prevenção à Leucemia, um tipo grave de câncer que afeta os glóbulos brancos, geralmente, de origem desconhecida. Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) apontam que em 2019 a leucemia teve mais de 10 mil novos casos. Os sintomas incluem anemia, palidez, sonolência, fadiga, palpitação, manchas roxas na pele ou pontos vermelhos, bem como gânglios linfáticos inchados, perda de peso, febre e dores nas articulações e ossos.

A campanha também frisa a importância da doação de medula óssea. A doação é muito importante, pois a cada cem mil pacientes, apenas um doador é compatível.

Fevereiro Roxo

A cor roxa foi escolhida para a conscientização do lúpus, da fibromialgia e do Alzheimer.

O lúpus é caracterizado como um distúrbio crônico que faz com que o organismo produza mais anticorpos que o necessário para manter o organismo em pleno funcionamento. Segundo o Ministério da Saúde, o Lúpus Sistêmico (Les) é a forma mais séria da doença e também a mais comum afetando aproximadamente 70% dos pacientes com lúpus. Ele afeta principalmente mulheres, sendo 9 em 10 pacientes com o risco mais elevado durante a idade fértil.

Já a fibromialgia ataca especificamente as articulações, causando dores por todo o corpo, principalmente nos músculos e tendões. A síndrome também provoca cansaço excessivo, alterações no sono, ansiedade e depressão. No Brasil, a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR) calcula que a fibromialgia afeta cerca de 3% da população. De cada 10 pacientes com fibromialgia, sete a nove são mulheres.

O Alzheimer é uma doença neurodegenerativa que provoca o declínio das funções cognitivas, reduzindo as capacidades de trabalho e relação social. O Alzheimer é a causa mais comum de demência – um grupo de distúrbios cerebrais que causam a perda de habilidades intelectuais e sociais. No Brasil, existem cerca de 15 milhões de pessoas com mais de 60 anos de idade – 6%  delas têm Alzheimer, segundo dados da Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz).

Siga o canal “Governo de São Paulo” no WhatsApp:
https://bit.ly/govspnozap

O post Fevereiro Roxo e Laranja: campanhas de conscientização acontecem nas estações da CPTM apareceu primeiro em Governo do Estado de São Paulo.