Trem Intercidades a Campinas fará em 64 minutos viagem de 3h com transporte coletivo
O trajeto entre São Paulo, Jundiaí e Campinas vai ser facilitado com a chegada do Trem Intercidades (TIC) Eixo Norte. O leilão de concessão do trecho está agendado para o próximo dia 29, na sede da Bolsa de Valores de São Paulo. A ligação direta entre as cidades será realizada via trem expresso de média velocidade, que será o mais rápido em operação no Brasil, com viagem em torno de 1h. O trajeto entre São Paulo e Campinas contará com uma parada em Jundiaí.
Atualmente, quem opta pelo transporte público depende de transferências entre a Linha 7-Rubi da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), ônibus municipais em Jundiaí e em seguida um intermunicipal até Campinas. O percurso da estação Barra Funda, na capital, até Jundiaí leva cerca de uma hora. Para chegar da estação Jundiaí da CPTM até a rodoviária local, no entanto, são mais dois ônibus circulares, o que leva cerca de uma hora e vinte minutos. A viagem de ônibus entre Jundiaí e Campinas tem duração de uma hora e quinze minutos. Ou seja, o itinerário completo – Barra Funda a Campinas – leva mais de três horas.
Outra opção é pegar um ônibus intermunicipal ou fretado para ir diretamente de São Paulo a Campinas, cujos valores das passagens variam em torno de R$ 45 e o tempo de viagem, entre 1h30 e 2h. Além dessas alternativas, resta a viagem com veículo particular.
“Para quem mora na região, vai melhorar bastante o transporte. Acho o trem uma ótima ideia. Até porque, para ir para Campinas, preciso pegar ônibus atualmente. Quanto mais beneficiar o trabalhador, melhor”, afirma Rubinalvo Alencar, que utiliza diariamente a Linha 7 da CPTM para ir até Jundiaí.
O trajeto entre São Paulo e Campinas pelo TIC terá duração de 64 minutos, com 15 minutos de intervalo entre os trens, e com uma parada em Jundiaí. A velocidade média será de 95 km/h, podendo chegar a 140 km/h em alguns trechos. Cada trem poderá levar até 860 passageiros.
Além da praticidade e conforto, o TIC representa uma opção de transporte mais sustentável, uma vez que, diferentemente do modal rodoviário, os trens elétricos emitem menos gases poluentes.
Trem parador
O projeto de Parceria Público Privada (PPP) do Governo de São Paulo ainda prevê a implementação do Trem Intermetropolitano (TIM), também chamado de “trem parador”, que será interligado à Linha 7-Rubi.
O TIM terá 44 km de extensão, ligando Jundiaí e Campinas com paradas em Louveira, Vinhedo e Valinhos. O percurso será feito em 33 minutos, com velocidade média de 80 km/h, superior aos 56 km/h médios do metrô.
“Muitos jundiaienses trabalham em Campinas e o trem vai ajudar nesse fluxo. Vai evitar de ter que ficar pegando ônibus ou carro. Para a cidade, vai ser muito importante”, opina Ednilson Pereira Rosa, morador de Jundiaí. Corretor de imóveis, ele avalia que a reativação do trem de passageiros pode atrair novos empreendimentos nas cidades da região, uma vez que o transporte entre elas será facilitado.
Os trens terão capacidade para até 2.048 passageiros cada. A tarifa será de R$ 14,05 entre Jundiaí e Campinas, com custo variável para os outros municípios, de acordo com a distância viajada.
Morador de Francisco Morato, Alex Antônio utiliza a Linha 7-Rubi para ir ao trabalho em Jundiaí. Para ele, o trem de passageiros facilita a mobilidade de quem reside ou trabalha na Região Metropolitana Noroeste de São Paulo.
“Seria uma viagem que você vem de trem, para na estação Jundiaí e pega ônibus para Campinas. O TIC facilitaria muito, tanto para o trânsito até o emprego como também para o lazer. Assim que inaugurar, estarei usando”, afirma.
De acordo com o edital, a previsão é que o Trem Intercidades fique pronto em 2031. O Trem Intermetropolitano será concluído em 2029.
Melhorias
Além das duas novas linhas de trem de passageiros, a PPP prevê que as atuais 17 estações da Linha 7-Rubi entre a Barra Funda e Jundiaí passem a ser geridas pela empresa concessionária, com previsão de requalificação da linha.
Maior malha em extensão de trem urbano de São Paulo, com 57 quilômetros, a linha é atualmente gerida e operada pela CPTM. Em 2023, ela foi responsável pelo transporte de mais de 98,9 milhões de passageiros.
A expectativa é que a concessão da Linha 7, prevista na PPP do TIC Eixo Norte, atenda aproximadamente 400 mil pessoas por dia, com o valor atual da tarifa pública do transporte metropolitano, que é de R$ 5.
O tempo médio do percurso está estimado em 1 hora por sentido, na velocidade comercial de 56 km/h. Ao final da concessão, a previsão é de que o intervalo de trens seja de 3,5 minutos nos horários de pico.
Os 11 municípios contemplados pelos trechos dos modais somam uma população de 15 milhões de pessoas, que serão beneficiadas pelas novas alternativas de rota.
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