Férias em SP: veja dicas de passeios próximos a estações e terminais

DownloadGoverno de SP

Museu da Língua Portuguesa, Pinacoteca e Centro Cultural de São Paulo são algumas das dicas culturais que são acessiveis pelo transportes metropolitanos

Museu da Língua Portuguesa, Pinacoteca e Centro Cultural de São Paulo são algumas das dicas culturais que são acessiveis pelo transportes metropolitanos

Muitas famílias optam por tirar férias em julho para aproveitar o período do recesso escolar. Pensando nisso, colaboradores das empresas vinculadas à Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) selecionaram algumas dicas culturais próximas a estações da CPTM, Estrada de Ferro Campos do Jordão, Metrô e terminais de ônibus da EMTU.

LEIA TAMBÉM: Fiscalizações da EMTU na Grande SP aumentaram 30% em relação a 2023

Centro Cultural de São Paulo (CCSP)

Jeniffer Cavalheiro, supervisora de estação do Metrô, destacou o Centro Cultural de São Paulo, que fica localizado a apenas 100 metros da Estação Vergueiro da Linha 1-Azul. “O CCSP é um dos primeiros centros culturais multidisciplinares do país e oferece bibliotecas, acervos, coleções, dança, teatro e espaços de estudo”, conta a profissional.

Centro de Culturas Negras do Jabaquara Mãe Sylvia de Oxalá (CCN Jabaquara) 

Wanderson Caetano,  fiscal da EMTU no Corredor ABD, trabalha há 16 anos na empresa e indicou o CCN Jabaquara para os passageiros interessados em conhecer mais sobre a cultura afro-brasileira. “O espaço é ligado à tradição dos homens e mulheres negras do estado de São Paulo”, destaca o fiscal. O CCN fica localizado próximo ao Terminal Metropolitano Jabaquara da EMTU e à estação Jabaquara da Linha 1-Azul.

Centro de Memória Ferroviária Campos do Jordão 

Camilo Junior, colaborador da EFCJ desde 2014, recomenda que os visitantes da cidade deem uma passada no Centro de Memória Ferroviária de Campos do Jordão para conhecer a história da ferrovia na região. “O espaço fica localizado ao lado da estação Emílio Ribas e conta a centenária história da Estrada de Ferro e de seus trabalhadores por meio de diversos itens históricos como maquinários, miniaturas, paineis de informações e fotografias”, finaliza o operador ferroviário.

Pinacoteca de São Paulo

Lucia Sadoyama, analista administrativa da CPTM, escolheu a Pinacoteca de São Paulo como indicação de cultura e lazer. O museu está localizado ao lado da estação Luz de trem e metrô. “A Pinacoteca de São Paulo é um dos principais laboratórios de conservação e restauro do país, é o museu de arte mais antigo de São Paulo. Fica a cerca de 130 metros da Estação Luz e abriga um acervo com variedade de obras e exposições temporárias”, conta a colaboradora, que está há 26 anos na companhia.

Cultura e lazer no transporte

Focada em promover o bem-estar dos passageiros, a CPTM abre espaços em suas estações para a realização de atividades variadas ligadas ao lazer, como o programa Domingo no Museu, que é realizado pelo Museu da Língua Portuguesa e acontece em todo último domingo do mês na estação Luz e o Projeto Grafite, que surgiu para promover a inclusão social de jovens por meio de atividades culturais a fim de recuperar patrimônios deteriorados por atos de vandalismo. Além disso, a companhia promove diversas exposições voltadas à cultura.

Também empenhada em levar cultura para os terminais metropolitanos, a EMTU realiza diversas ações de arte para os passageiros. Em 2021, a empresa lançou o “Concurso de Fotografia EMTU – Olhar Metropolitano”, realizado com passageiros da companhia, que busca evidenciar o olhar deles sobre a rede de transportes intermunicipal nas cinco regiões metropolitanas onde a empresa atua (regiões metropolitanas de São Paulo, Sorocaba, Campinas, Baixada Santista, Vale do Paraíba / litoral norte). As 18 melhores imagens compõem uma exposição itinerante que passa pelos terminais da EMTU, destacando seus autores.

LEIA TAMBÉM: Veja dicas para reforçar a segurança das crianças nos transportes metropolitanos de SP

Focado no objetivo de incentivar e levar cultura para os passageiros, o Metrô investe em diversas ações em suas estações. Como por exemplo, o projeto Arte no Metrô, que tem um acervo de 92 obras de arte contemporânea, distribuídas em 36 estações das Linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 5-Lilás, com esculturas, murais, painéis e instalações.

Bilhetes 

Para viajar, os passageiros podem comprar seu bilhete digital QR Code para uso nos trilhos via Whatsapp no 11 3888-2200, aplicativo TOP – disponível para download nas plataformas Google Play ou Apple Store, ATMs distribuídas por todas as estações do Metrô e da CPTM e em mais de 8 mil pontos de venda na capital e região metropolitana. Nestes pontos a compra pode ser realizada com cédulas. Todos os processos são simples e rápidos, mesmo para quem não tem familiaridade com as novas tecnologias. A lista completa dos pontos de venda está disponível para consulta no www.boradetop.com.br.

Secretaria dos Transportes Metropolitanos

A STM tem como missão a formulação de políticas públicas que assegure a mobilidade urbana integrada, segura, acessível e sustentável para concretização do direito social do acesso ao transporte. A Pasta é referência no planejamento e na gestão do transporte metropolitano de passageiros que, diariamente, transporta cerca de 8,5 milhões de pessoas, na média dos dias úteis. Vinculadas à STM, estão a CPTM, a EMTU, o Metrô, além da Estrada de Ferro Campos do Jordão, no interior do Estado.

Siga o canal “Governo de São Paulo” no WhatsApp:
https://bit.ly/govspnozap

O post Férias em SP: veja dicas de passeios próximos a estações e terminais apareceu primeiro em Governo do Estado de São Paulo.