De virada, Cuiabá supera Criciúma e garante festa dourada

Com a bola parada dominando a partida, o Cuiabá recebeu o Criciúma na Arena Pantanal, pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro. A missão dos dois estava clara: se livrar da zona de rebaixamento. Mas para isso acontecer, precisariam conquistar a vitória. E o Tigre até tentou. Foi o primeiro a abrir o placar com Arthur Caíke, mas viu Clayson empatar e Lucas Fernandes virar para o Cuiabá. 

O resultado manteve os dois times na mesma posição. O Criciúma seguiu na 12ª posição da tabela com 28 pontos somados. Já o Cuiabá alcançou 21, mas continua em 19º lugar.  

Tigre oportunista

O jogo foi morno durante boa parte do primeiro tempo. Nos minutos iniciais, o Criciúma tentava criar jogadas, principalmente pelo lado esquerdo, mas parava na marcação do Cuiabá. A primeira chegada só aconteceu aos nove minutos e foi a favor do Dourado, quando Marllon mandou de cabeça por cima do gol. O Criciúma respondeu aos 11, depois que Allano, de fora da área, limpou a marcação e obrigou Walter a se esticar todo, evitando o gol do Tigre. 

Depois desses dois lances, o Cuiabá ficou mais confortável no jogo, conseguindo romper a marcação do Criciúma, mas o ritmo lento seguiu ditando a partida e a produção entre as equipes permaneceu baixa. 

O calor foi um dos fatores externos que contribuíram para a lentidão do jogo. Com 35º de temperatura, os jogadores fizeram a parada para hidratação aos 26 minutos, depois que o goleiro do Criciúma sentiu um mal estar. 

Depois da parada técnica, o Cuiabá começou a se lançar mais ao ataque e no minuto 31, Clayson recebeu um cruzamento na pequena área, e de cabeça, mandou por cima do gol. 

Sete minutos depois, a resposta do Tigre foi mais contundente. No lance de bola parada, Arthur Caíke ganhou de Alan Empereur no alto e, de cabeça, abriu o placar para o Criciúma na Arena Pantanal, garantindo a vitória parcial da equipe. 

Festa dourada

A volta do vestiário foi mais enérgica, apesar das poucas finalizações iniciais, os times estavam mais ligados. No entanto, mais uma vez, uma boa oportunidade surgiu da bola parada. Tão boa que rendeu o gol de empate do Cuiabá aos 11 minutos, depois que Clayson mandou no ângulo, fazendo a festa dourada. 

O Criciúma até tentou ensaiar algumas jogadas de ataque, mas sem sucesso. Além disso, esbarrou em um Cuiabá com fome de gols. Não à toa, aos 21 minutos, a virada aconteceu. Railan entrou na grande área, a bola sobrou para Lucas Fernandes, que mandou para o fundo da rede. 

Na  reta final do jogo, os ânimos ficaram exaltados, principalmente pelo lado do Tigre, que ficou na bronca com a arbitragem. O time, inclusive, fez de tudo para empatar a partida. Aos 44 minutos, teve uma boa chegada registrada com Matheusinho, que tentou criar o contra-ataque pelo lado esquerdo, o árbitro mandou voltar a cobrança de escanteio.  

Outra boa oportunidade surgiu aos 48 minutos, após cobrança de falta. Hermes mandou para pequena área, a bola desviou no Marllon e quase entrou no gol.  A pressão do Criciúma continuou por todos os lados. Aos 51, Newton chutou de muito longe, mas a bola vai como um foguete por cima da meta do Cuiabá. Com esse sendo o último lance de perigo, a partida foi encerrada e decretada a vitória do Dourado.