Grêmio busca alternativas para manter Soteldo em definitivo

Contratado por empréstimo no início da temporada, Yeferson Soteldo se tornou uma das peças fundamentais no elenco gremista em 2024. O atacante venezuelano desembarcou em Porto Alegre cedido pelo Santos até dezembro e precisará ser adquirido em definitivo caso o Tricolor não abra a mão da sua permanência.

No acordo estipulado entre Santos e Grêmio, o valor previsto para a compra de 50% dos direitos econômicos seria de 5 milhões de dólares, cerca de R$27 milhões. Segundo o jornalista Saimon Bianchini, de GZH, o time gaúcho considera o valor alto e não pretende exercer a cláusula nesses moldes.

O Tricolor avalia que a idade e a porcentagem adquirida não seriam atrativos para fechar a compra. Em junho do ano passado, o Santos precisou desembolsar 4 milhões de dólares (R$ 19,3 milhões na cotação da época) para adquirir os 50% dos direitos junto ao Tigres, México.

Embora as primeiras indicações nos bastidores, oficialmente, o Grêmio declara que só tratará de renovações após o final da temporada. Enquanto isso, o time gaúcho procura alternativas para viabilizar a permanência de Soteldo. A inclusão de jogadores para absorver o valor total não é descartada pelo Grêmio. Em janeiro, o time gaúcho envolveu uma troca com o Santos envolvendo o volante Dodi e o atacante Guilherme.

Titular no time de Renato Portaluppi, Soteldo disputou 31 jogos com a camisa gremista, deixando cinco gols e quatro assistências.