Ídolo, Dudu rescinde com o Palmeiras após uma década

Uma era importante para o Palmeiras chega ao fim. Dudu e o clube chegaram a acordo para a rescisão de contrato, depois de dez anos de uma relação que rendeu títulos e um posto de ídolo alviverde.

A chegada de Dudu já foi diferente. O jogador, então no Grêmio, mas com vínculo com o Dínamo Kiev, tinha interessados pelo Brasil, entre eles Flamengo, Corinthians e São Paulo. O Tricolor Paulista foi quem mais se movimentou para contar com o atleta e esteve muito próximo de um desfecho positivo nas negociações… Até o acerto com o Palmeiras.

O famoso “chapéu” foi comemorado no Palmeiras e Dudu virou um ídolo quase instantâneo. No seu segundo ano de clube, já levantava a primeira taça de campeão nacional. Seriam quatro ao todo – venceu o Brasileirão de 2018, 2022 e 2023.

Dudu ainda participou de outros títulos importantes, como o bi da Libertadores em 2020 e 2021. No primeiro, no entanto, foi figura apenas passageira, sendo emprestado ao Al-Duhail, do Catar, retornando no ano seguinte para ter maior participação no segundo título continental.

Em 2024, além de lidar com parada por conta de lesão no joelho, Dudu viu seu prestígio cair no Allianz Parque. Além de perder espaço entre os titulares, o ponta de 32 anos se viu envolto em polêmica em uma negociação com o Cruzeiro, de indas e vindas, e que terminou com o atacante voltando atrás e decidindo ficar no Palmeiras, mesmo já sem clima com a diretoria.

Dudu fez sua despedida no domingo, contra o Fluminense, de forma melancólica. O Alviverde foi derrotado pelo Tricolor, em casa, e teve de se contentar com o vice do Brasileirão, encerrando o primeiro ano sem conquistar de peso sob comando de Abel Ferreira.

O provável destino de Dudu, ainda não revelado oficialmente, é o Cruzeiro.